Lideranças discutem a organização sindical brasileira no XVI Encontro dos Comerciários do Paraná

O presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de Campo Mourão, Mauro de Oliveira participou, em Curitiba, na semana passada, como coordenador da mesa, do Seminário do Coletivo Jurídico.

mauro-seminário
Na foto, Doutor Francisco Gerson Marques de Lima – Procurador do Ministério Público do Trabalho de Fortaleza-CE, ao lado Mauro de Oliveira, coordenador da mesa.

O evento fez parte do XVI Encontro do Comerciário do Paraná e teve como palestrante o Procurador do Ministério Público do Trabalho no Ceará, Dr. Francisco Gerson Marques de Lima.
O procurador disse que no Brasil existe 11 mil entidades sindicais e que 20% delas nunca realizaram um acordo coletivo. “Isso sem falar nas entidades que atrasam ou acabam não realizando uma convenção coletiva”, aponta.

mauro-seminário3De acordo com o procurador, esse tipo de entidade acaba defasando o movimento sindical, apesar de ser minoria, são práticas sindicais ruins.

Após o evento o presidente do Sindecam, Mauro de Oliveira, comentou que os sindicatos devem se organizar, se estruturar. “A linguagem do sindicato deve ser o mais simples possível, mas ao mesmo tempo eficaz”, destaca o presidente do Sindecam ao comentar que aprendeu com o procurador a importância da internet. “Temos que acompanhar as tendências. Estamos modernizando nosso site para informar nosso público. As pessoas sentem a necessidade de se comunicar com o dirigente sindical”, Finaliza Oliveira.

O Seminário reuniu representantes de entidades de todo o estado do Paraná.

Fonte: Fecep

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*